Consultorias
A Fundação l’Hermitage atua em consultorias na área de educação e em instituições do terceiro setor. As consultorias podem ocorrer em áreas e setores específicos da instituição ou de maneira sistêmica. O foco é sempre para o melhoramento dos processos e resultados institucionais.
Princípios da metodologia l’Hermitage:
Construir, em conjunto com o cliente. As ferramentas e os caminhos para a revitalização da instituição;
Fazer COM o cliente e não PARA o cliente;
Enxergar a Instituição dentro de uma visão sistêmica, atentos a todas as possíveis interfaces existentes;
Pautar nossas ações e postura na ética e confiança mútua;
Orientar o foco em resultados (quantitativos e qualitativos);
Coordenar todo o projeto, alinhando e direcionando as ações dos consultores.
Principais atividades
- Diagnóstico setorial ou organizacional;
- Desenvolvimento de planos de ações detalhados, bem como acompanhamento de sua implantação ao longo de assessoria;
- Mapeamento de processos e manualização;
- Criação de controles internos e indicadores de desempenho para as diversas áreas e profissionais envolvidos;
- Análise e reestruturação da governança corporativa, assim como sua implementação;
- Análise da estrutura organizacional;
- Planejamento Estratégico;
- Revisão de documentos pedagógicos norteadores e operacionais;
Assessorias
A assessoria é realizada a partir de um diagnóstico realizado em toda a instituição, de maneira a tirar uma radiografia de todas as áreas e aspectos que precisam ser aperfeiçoados. No relatório final de diagnóstico são apontadas as ações necessárias para desenvolvimento da instituição. A Fundação l’Hermitage pode ser contratada para ajudar / colaborar com a instituição na execução / revisão dos planos de ação definidos no diagnóstico, através de assessoria presencial e à distância pelo tempo necessário / acordado entre as partes.
Programa Gestão Escolar de Qualidade
“Escola eficaz ou efetiva é aquela que promove de forma duradoura o desenvolvimento integral de todos e ada um dos alunos além do que seria previsível tendo em conta seu rendimento inicial e sua situação social, cultural e econômica” (Murillo, 2003).
A qualidade escolar é resultado de um trabalho bem feito, planejado e articulado entre a gestão da escola e a sala de aula, promovendo o desenvolvimento das lideranças pedagógicas e da direção. “Esforços isolados são louváveis, mas não produzem os resultados necessários” (Jose Weinstein – Ex Ministro da Cultura e Ex Vice-Ministro da Educação do Chile; Ex Gerente de Educação da Fundación Chile).
O Programa Gestão Escolar de Qualidade é uma sistematização dos componentes-chaves que uma escola de Educação Básica deve considerar em seus processos, para obter resultados de qualidade. Trata-se de um modelo que explicita a relação dinâmica entre as etapas principais da gestão escolar (Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação), em uma sequência de melhoramento contínuo que permite qualificar a gestão e alavancar os resultados da aprendizagem dos alunos.
No programa, isso ocorre a partir da revisão das práticas cotidianas da escola e da análise do seu grau de efetividade.
Assim como o papel dos professores é essencial no processo de ensino e aprendizagem, o papel dos diretores / gestores é igualmente importante para a criação de condições institucionais que promovam a aprendizagem e a eficácia da organização escolar. Neste sentido, o conhecimento, por parte dos diretores, das relações e processos dentro da escola, é o ponto chave da efetividade. Para isto, é necessária a utilização de uma ferramenta de gestão (Modelo) que lhe facilite a análise fundamental do cotidiano da escola e as áreas carentes de melhorias.
Veja abaixo alguns depoimentos sobre o Programa Gestão Escolar de Qualidade:
– Prof. Lorenço Jungklaus sobre os resultados do Programa Gestão Escolar de Qualidade para sua escola. Ele é diretor do Colégio Notre Dame de Campinas, escola privada, que obteve o selo de qualidade em gestão escolar em 2012.
– Diretora do Colégio Franciscano Ave Maria, Ir. Salete, sobre os benefícios do Programa Gestão Escolar de Qualidade para o seu colégio, já certificado pelo Conselho Nacional de Certificação da Qualidade na Gestão Escolar, em 2012.
– Profa Kathia Kobal sobre os benefícios do Programa Gestão Escolar de Qualidade no Colégio Ave Maria, onde atuou como Coordenadora Pedagógica. Este colégio implementou o programa e foi certificado pelo Conselho Nacional de Certificação da Qualidade na Gestão Escolar em 2012.
Áreas de análise
O Modelo considera 51 Descritores de Gestão, distribuídos em seis áreas:
- Orientação aos alunos, famílias e comunidade
- Liderança diretiva
- Gestão das competências profissionais docentes
- Planejamento institucional
- Gestão de Processos
- Gestão de Resultados
ETAPAS
O Ciclo de Melhoramento Contínuo é composto por etapas sucessivas de desenvolvimento, que se inicia com um processo participativo no Diagnóstico e termina com a solicitação de uma Avaliação Externa, que permite à escola buscar a Certificação de Qualidade da Gestão Escolar. Neste ciclo, uma das etapas fundamentais é a elaboração do Plano de Melhoramento.
BENEFÍCIOS DO PROGRAMA
- MELHORIA DOS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- Aperfeiçoamento da Gestão a partir do CONTEXTO
- Administração com foco nos resultados
- Fortalecimento institucional com foco na aprendizagem
- Plano estratégico para melhora contínua
- Desenvolvimento da liderança diretiva
- Aperfeiçoamento de uma cultura de colaboração
- Profissionalização das relações na instituição
Gestão Escolar por Mandato
O Programa de Gestão Escolar é um serviço oferecido pela Fundação l’Hermitage atendendo uma crescente demanda do segmento educacional de nosso país.
Trata-se de uma modalidade onde os mantenedores da escola transferem a gestão da mesma para a Fundação l’Hermitage, através de um contrato de gestão por mandato. Durante o período acordado (em média 3 anos), a FLH dirigirá o colégio aplicando toda sua expertise em gestão educacional, promovendo mudanças com foco em resultados, baseando-se na filosofia, missão, identidade e história da escola.
O Projeto Educacional da Fundação l’Hermitage alia tradição e inovação, valoriza as novas tecnologias educacionais e investe numa metodologia interativa e criativa.
Os princípios filosóficos e éticos que devem nortear as ações educacionais da Fundação l’Hermitage são:
- Favorecer o desenvolvimento da pessoa humana para que seja presença transformadora na sociedade;
- Conduzir as novas gerações a uma real compreensão de mundo e à abertura a uma nova perspectiva para o presente e o futuro da humanidade, através de novo modelo de conhecimento, já inaugurado por aceleradas inovações científicas;
- Oferecer, através da educação escolar, fundamentos éticos e valores indispensáveis à autêntica formação da pessoa, como, respeito ao outro e às diferenças, a descoberta do ser interior, a abertura ao transcendente, a solidariedade, a responsabilidade planetária e a paz;
- Assumir, como uma instituição social com a função específica de proporcionar aos indivíduos que a frequentam a “educação formal”, um espaço de vida em comum, em que a sociedade se reflete, reproduz-se, transforma-se, e na qual os educadores e os educandos agem, expressam-se, dialogam, sentem, transcendem e aprendem a conviver.