Gestão

Consultorias

A Fundação l’Hermitage atua em consultorias na área de educação e em instituições do terceiro setor. As consultorias podem ocorrer em áreas e setores específicos da instituição ou de maneira sistêmica. O foco é sempre para o melhoramento dos processos e resultados institucionais.

 

Princípios da metodologia l’Hermitage:

Construir, em conjunto com o cliente. As ferramentas e os caminhos para a revitalização da instituição;

Fazer COM o cliente e não PARA o cliente;

Enxergar a Instituição dentro de uma visão sistêmica, atentos a todas as possíveis interfaces existentes;

Pautar nossas ações e postura na ética e confiança mútua;

Orientar o foco em resultados (quantitativos e qualitativos);

Coordenar todo o projeto, alinhando e direcionando as ações dos consultores.

 

Principais atividades

  • Diagnóstico setorial ou organizacional;
  • Desenvolvimento de planos de ações detalhados, bem como acompanhamento de sua implantação ao longo de assessoria;
  • Mapeamento de processos e manualização;
  • Criação de controles internos e indicadores de desempenho para as diversas áreas e profissionais envolvidos;
  • Análise e reestruturação da governança corporativa, assim como sua implementação;
  • Análise da estrutura organizacional;
  • Planejamento Estratégico;
  • Revisão de documentos pedagógicos norteadores e operacionais;

 

Assessorias

A assessoria é realizada a partir de um diagnóstico realizado em toda a instituição, de maneira a tirar uma radiografia de todas as áreas e aspectos que precisam ser aperfeiçoados. No relatório final de diagnóstico são apontadas as ações necessárias para desenvolvimento da instituição. A Fundação l’Hermitage pode ser contratada para ajudar / colaborar com a instituição na execução / revisão dos planos de ação definidos no diagnóstico, através de assessoria presencial e à distância pelo tempo necessário / acordado entre as partes.

 

Programa Gestão Escolar de Qualidade

“Escola eficaz ou efetiva é aquela que promove de forma duradoura o desenvolvimento integral de todos e ada um dos alunos além do que seria previsível tendo em conta seu rendimento inicial e sua situação social, cultural e econômica” (Murillo, 2003).

A qualidade escolar é resultado de um trabalho bem feito, planejado e articulado entre a gestão da escola e a sala de aula, promovendo o desenvolvimento das lideranças pedagógicas e da direção. “Esforços isolados são louváveis, mas não produzem os resultados necessários” (Jose Weinstein – Ex Ministro da Cultura e Ex Vice-Ministro da Educação do Chile; Ex Gerente de Educação da Fundación Chile).

O Programa Gestão Escolar de Qualidade é uma sistematização dos componentes-chaves que uma escola de Educação Básica deve considerar em seus processos, para obter resultados de qualidade. Trata-se de um modelo que explicita a relação dinâmica entre as etapas principais da gestão escolar (Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação), em uma sequência de melhoramento contínuo que permite qualificar a gestão e alavancar os resultados da aprendizagem dos alunos.

No programa, isso ocorre a partir da revisão das práticas cotidianas da escola e da análise do seu grau de efetividade.

Assim como o papel dos professores é essencial no processo de ensino e aprendizagem, o papel dos diretores / gestores é igualmente importante para a criação de condições institucionais que promovam a aprendizagem e a eficácia da organização escolar. Neste sentido, o conhecimento, por parte dos diretores, das relações e processos dentro da escola, é o ponto chave da efetividade. Para isto, é necessária a utilização de uma ferramenta de gestão (Modelo) que lhe facilite a análise fundamental do cotidiano da escola e as áreas carentes de melhorias.

Veja abaixo alguns depoimentos sobre o Programa Gestão Escolar de Qualidade:

– Prof. Lorenço Jungklaus sobre os resultados do Programa Gestão Escolar de Qualidade para sua escola. Ele é diretor do Colégio Notre Dame de Campinas, escola privada, que obteve o selo de qualidade em gestão escolar em 2012.

– Diretora do Colégio Franciscano Ave Maria, Ir. Salete, sobre os benefícios do Programa Gestão Escolar de Qualidade para o seu colégio, já certificado pelo Conselho Nacional de Certificação da Qualidade na Gestão Escolar, em 2012.

 

– Profa Kathia Kobal sobre os benefícios do Programa Gestão Escolar de Qualidade no Colégio Ave Maria, onde  atuou como Coordenadora Pedagógica. Este colégio implementou o programa e foi certificado pelo Conselho Nacional de Certificação da Qualidade na Gestão Escolar em 2012.

 

Áreas de análise

O Modelo considera 51 Descritores de Gestão, distribuídos em seis áreas:

  1. Orientação aos alunos, famílias e comunidade
  2. Liderança diretiva
  3. Gestão das competências profissionais docentes
  4. Planejamento institucional
  5. Gestão de Processos
  6. Gestão de Resultados

 

ETAPAS

O Ciclo de Melhoramento Contínuo é composto por etapas sucessivas de desenvolvimento, que se inicia com um processo participativo no Diagnóstico e termina com a solicitação de uma Avaliação Externa, que permite à escola buscar a Certificação de Qualidade da Gestão Escolar. Neste ciclo, uma das etapas fundamentais é a elaboração do Plano de Melhoramento.

 

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

  1. MELHORIA DOS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
  2. Aperfeiçoamento da Gestão a partir do CONTEXTO
  3. Administração com foco nos resultados
  4. Fortalecimento institucional com foco na aprendizagem
  5. Plano estratégico para melhora contínua
  6. Desenvolvimento da liderança diretiva
  7. Aperfeiçoamento de uma cultura de colaboração
  8. Profissionalização das relações na instituição

 

Gestão Escolar por Mandato

O Programa de Gestão Escolar é um serviço oferecido pela Fundação l’Hermitage atendendo uma crescente demanda do segmento educacional de nosso país.

Trata-se de uma modalidade onde os mantenedores da escola transferem a gestão da mesma para a Fundação l’Hermitage, através de um contrato de gestão por mandato. Durante o período acordado (em média 3 anos), a FLH dirigirá o colégio aplicando toda sua expertise em gestão educacional, promovendo mudanças com foco em resultados, baseando-se na filosofia, missão, identidade e história da escola.

O Projeto Educacional da Fundação l’Hermitage alia tradição e inovação, valoriza as novas tecnologias educacionais e investe numa metodologia interativa e criativa.

Os princípios filosóficos e éticos que devem nortear as ações educacionais da Fundação l’Hermitage são:

  • Favorecer o desenvolvimento da pessoa humana para que seja presença transformadora na sociedade;
  • Conduzir as novas gerações a uma real compreensão de mundo e à abertura a uma nova perspectiva para o presente e o futuro da humanidade, através de novo modelo de conhecimento, já inaugurado por aceleradas inovações científicas;
  • Oferecer, através da educação escolar, fundamentos éticos e valores indispensáveis à autêntica formação da pessoa, como, respeito ao outro e às diferenças, a descoberta do ser interior, a abertura ao transcendente, a solidariedade, a responsabilidade planetária e a paz;
  • Assumir, como uma instituição social com a função específica de proporcionar aos indivíduos que a frequentam a “educação formal”, um espaço de vida em comum, em que a sociedade se reflete, reproduz-se, transforma-se, e na qual os educadores e os educandos agem, expressam-se, dialogam, sentem, transcendem e aprendem a conviver.

SAIBA COMO A L'HERMITAGE PODE AJUDAR SUA ESCOLA