Programa Gestão Escolar de Qualidade

Sobre

A qualidade escolar é resultado de um trabalho bem feito, planejado e articulado entre a gestão da escola e a sala de aula, promovendo o desenvolvimento das lideranças pedagógicas e da direção. “Esforços isolados são louváveis, mas não produzem os resultados necessários” (Jose Weinstein – Gerente de Educação da Fundación Chile).
O Programa Gestão Escolar de Qualidade é uma sistematização dos componentes chaves que uma escola de Educação Básica deve considerar em seus processos, para obter resultados de qualidade. Trata-se de um modelo que explicita a relação dinâmica entre as etapas principais da gestão escolar (Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação), em uma sequência de melhoramento contínuo que permite qualificar a gestão e alavancar os resultados da aprendizagem dos alunos.

No programa, isso ocorre a partir da revisão das práticas cotidianas da escola e da análise do seu grau de efetividade.

Assim como o papel dos professores é essencial no processo de ensino e aprendizagem, o papel dos diretores é igualmente importante para a criação de condições institucionais que promovam a aprendizagem e a eficácia da organização escolar. Neste sentido, o conhecimento, por parte dos diretores, das relações e processos dentro da escola, é o ponto chave da efetividade. Para isto, é necessária a utilização de uma ferramenta de gestão (Modelo) que lhe facilite a análise fundamental do cotidiano da escola e as áreas carentes de melhorias.
Veja abaixo alguns depoimentos sobre o Programa Gestão Escolar de Qualidade:

– Prof. Lorenço Jungklaus sobre os resultados do Programa Gestão Escolar de Qualidade para sua escola. Ele é diretor do Colégio Notre Dame de Campinas, escola privada, que obteve o selo de qualidade em gestão escolar em 2012.

– Diretora do Colégio Franciscano Ave Maria, Ir. Salete, sobre os benefícios do Programa Gestão Escolar de Qualidade para o seu colégio, já certificado pelo Conselho Nacional de Certificação da Qualidade na Gestão Escolar, em 2012.

– Profa Kathia Kobal sobre os benefícios do Programa Gestão Escolar de Qualidade no Colégio Ave Maria, onde  atuou como Coordenadora Pedagógica. Este colégio implementou o programa e foi certificado pelo Conselho Nacional de Certificação da Qualidade na Gestão Escolar em 2012.

Áreas de Análise

O Modelo considera 79 Descritores de Gestão, distribuídos em seis áreas:
1. Orientação aos alunos, famílias e comunidade
2. Liderança diretiva
3. Gestão das competências profissionais docentes
4. Planejamento institucional
5. Gestão de Processos
6. Gestão de Resultados

ETAPAS
O Ciclo de Melhoramento Contínuo é composto por etapas sucessivas de desenvolvimento, que se inicia com um processo participativo no Diagnóstico e termina com a solicitação de uma Avaliação Externa, que permite à escola buscar a Certificação de Qualidade da Gestão Escolar. Neste ciclo, uma das etapas fundamentais é a elaboração do Plano de Melhoramento.

PRAZO DE EXECUÇÃO
As etapas do Diagnóstico e Elaboração do Plano ocorrem num período de 10 meses. O cumprimento desse prazo dependerá do andamento dos trabalhos, especialmente no que diz respeito ao papel do Comitê de Melhoramento, constituído dentro da escola. O Plano de Melhoramento é elaborado para um período de três anos.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA
1. MELHORIA DOS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
2. Aperfeiçoamento da Gestão a partir do CONTEXTO
3. Administração com foco nos resultados
4. Fortalecimento institucional com foco na aprendizagem
5. Plano estratégico para melhora contínua
6. Desenvolvimento da liderança diretiva
7. Aperfeiçoamento de uma cultura de colaboração
8. Profissionalização das relações na instituição

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